Sequência de atividade para a regularidade
ortográfica – R e RR
TURMA: 3º ANO (seriada e multisseriada)
Professores
Iracema
Portugal da Silva
José
Matos de Almeida
Rejane
Ribas Marinho Brito
Orientadora
Maiane
Brito Santos
1º MOMENTO
- Apresentação de dois textos (tirinha) na cartolina;
- Definição do conceito “tirinha” pelo professor;
- Escolha de dois alunos para realização da leitura;
- Leitura coletiva das tirinhas;
- Interpretação oral das tirinhas.
2º MOMENTO
Realização da seguinte atividade:
- Pintura das palavras com R de vermelho e com RR de azul;
- Arrumação das palavras com R e com RR em diferentes colunas;
- Leitura e exploração dos sons das palavras pelo professor;
- Apresentação de perguntas, como:
- Qual a diferença dos sons das palavras de uma coluna para outra?
- Por que escrevemos umas palavras com R e outras com RR?
3º MOMENTO
- Registro na lousa das opiniões que as crianças disserem;
- Explicação pelo professor sobre o uso do R e do RR;
- Registro do conceito do uso do R e do RR no caderno de cada aluno.
4º MOMENTO
- Ditado de palavras com utilização de gravuras, as quais tenham a escrita com R e/ou RR;
- Correção do ditado pelo professor;
- Solicitação para que os alunos separem as sílabas das palavras do ditado (já corrigido).
5º MOMENTO
- Aplicação da atividade xerocada para os alunos completarem as lacunas com R ou RR (livro Porta Aberta);
- Correção da atividade pelo professor.
OBS: Os professores que não tiverem o livro Porta Aberta, como é o
caso dos professores de sala multisseriada, podem elaborar a atividade de
complementação da lacunas de forma coletiva (na lousa) ou individual (nos
cadernos). Ou utilizar o modelo de alguma atividade semelhante a esta do livro
Girassol.
OBS 2: A mesma atividade pode ser feita com o uso do S e do SS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário