quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Atividade para a regularidade ortográfica - 3º Ano



Sequência de atividade para a regularidade ortográfica – R e RR

TURMA: 3º ANO (seriada e multisseriada)

Professores

Iracema Portugal da Silva
José Matos de Almeida
Rejane Ribas Marinho Brito

Orientadora

Maiane Brito Santos

1º MOMENTO

  • Apresentação de dois textos (tirinha) na cartolina;
  • Definição do conceito “tirinha” pelo professor;
  • Escolha de dois alunos para realização da leitura;
  • Leitura coletiva das tirinhas;
  • Interpretação oral das tirinhas.


2º MOMENTO

Realização da seguinte atividade:
  •  Pintura das palavras com R de vermelho e com RR de azul;
  • Arrumação das palavras com R e com RR em diferentes colunas;
  •  Leitura e exploração dos sons das palavras pelo professor;
  • Apresentação de perguntas, como:
  • Qual a diferença dos sons das palavras de uma coluna para outra?
  • Por que escrevemos umas palavras com R e outras com RR?


3º MOMENTO

  • Registro na lousa das opiniões que as crianças disserem;
  • Explicação pelo professor sobre o uso do R e do RR;
  • Registro do conceito do uso do R e do RR no caderno de cada aluno.


4º MOMENTO

  • Ditado de palavras com utilização de gravuras, as quais tenham a escrita com R e/ou RR;
  • Correção do ditado pelo professor;
  • Solicitação para que os alunos separem as sílabas das palavras do ditado (já corrigido).


5º MOMENTO

  • Aplicação da atividade xerocada para os alunos completarem as lacunas com R ou RR (livro Porta Aberta);
  • Correção da atividade pelo professor.


OBS: Os professores que não tiverem o livro Porta Aberta, como é o caso dos professores de sala multisseriada, podem elaborar a atividade de complementação da lacunas de forma coletiva (na lousa) ou individual (nos cadernos). Ou utilizar o modelo de alguma atividade semelhante a esta do livro Girassol.

OBS 2: A mesma atividade pode ser feita com o uso do S e do SS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados