terça-feira, 8 de outubro de 2013

Atividades sobre os eixos dos direitos de aprendizagens

Atividades sobre os eixos do componente curricular de língua portuguesa



Professores

Abmar da Silva Ribas
Adriana de Sousa Oliveira
Ariosvaldo Andrade Marinho
Eliane Viana Teixeira
Enilson Cardoso da Silva
Fábio Chaves Brito
Francise de Souza Oliveira Marques
Jailton Santos Oliveira
João Herculano Rocha
Josimeire Santos Libarino Furtado
Júlia Trindade Silva
Lídia Santos
Lucélia Barbosa Chaves
Luis Fernando Nunes 
Maria Aparecida Gama de Oliveira
Maria Cleide da Silva Sousa
Maria da Conceição Sousa Prado
Mariemes Mendes dos Santos
Marlene Saraiva Gavião
Maura Lúcia Rocha Brito
Mirian Santos Andrade
Ronialda deSouza Bento
Seles Andreio Oliveira Sousa
Zeilza Marinho da Rocha
Zenilson Marinho da Rocha


Orientadora de estudo
Jaqueline Vieira
Turma: 3º ano
Eixo: Produção de texto
Direitos de aprendizagens contemplados:
-Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos.
- Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos
Texto base: "Saci-Pererê"
Metodologia
-Exposição do texto em cartaz
-Leitura coletiva do cartaz
-Interpretação do texto lido
-O professor vai distribuir recortes da história para os alunos, estes devem ler e organizar as tiras compondo assim o texto base
-Após a montagem do texto, pedir aos alunos que escrevam uma lenda folclórica. Estas irão ficar expostas em sala.

Turma: 3º ano
Eixo: análise linguística
Direito: Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esferas de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.
Metodologia
-Distribuição do texto "Saci-pererê" xerografado
-Leitura oral da lenda
-Comentários e interpretação do texto
-Destacar no texto as palavras que os alunos não saibam o significado
-Pesquisar no dicionário o significado das palavras destacadas
-Escrita dos significados no caderno
-Leitura oral dos significados das palavras pelo aluno 
-Confecção de cartaz com as palavras pesquisadas

Turma: 3º ano
Eixo: oralidade
Direito: reproduzir oralmente um texto literário, analisando a pertinência e a consistência desse texto, reconhecendo a variedade linguística, relacionando a fala e a escrita.
Metodologia
Distribuição de trava-línguas para os alunos
Leitura silenciosa pelos alunos
Leitura oral pelos alunos
Aplicação da dinâmica jogral 
Interpretação oral dos trava-línguas 
Escolher um trava-língua e através dele, formar outro trava-língua
Leitura das produções

Turma:3º ano
Eixo: Leitura
Metodologia
Conversa informal feita pelo professor sobre a importância da leitura no cotidiano.
Exposição de uma caixa contendo cópias xerografadas de diversos textos (receitas, adivinhas, poesias, contos, cantigas etc)
Pedir aos alunos para escolherem na caixa um texto de sua preferência
Pedir aos alunos para que façam uma leitura silenciosa do texto escolhido, realizando em seguida uma leitura oral
Escolha de um dos textos pelos alunos para interpretação oral e escrita
Dramatização do texto
Ilustração do texto, fazendo uma exposição no varal da sala de aula


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados