quinta-feira, 3 de outubro de 2013







No componente curricular Língua Portuguesa, os Direitos de Aprendizagem são organizados em quatro eixos centrais:

Leitura
Produção Textual 
Oralidade
Análise Linguística

Baseado, nesse eixos e nos direitos de aprendizagem que devem ser garantidos aos alunos das séries iniciais que os seguintes professores elaboraram algumas atividades.



    Professoras:

Eliene Rodrigues do Prado
Evanides Silva de Carvalho
Luzia Moreira de Jesus 
Maria Milza Caíres Ferreira
Marinês Moreira de Jesus
Idália Oliveira Brito
Silvanir Santos Portugal Sousa
Ângela Maria Vieira 
Antônia Vieira dos Santos
Ediléia Oliveira Paiva
Gilvana Ribeiro Barbosa Portugal
Maria Isabel Sena Ribeiro
Reginalda Oliveira do Prado
Rosimeire Santos Silva
Sioneide Dias de Novais
Orientador:

Alci Santos Oliveira


ATIVIDADES

TURMA:  2º Ano 

EIXO: Produção de Textos Escritos

DIREITOS: 
  •     Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
  •     Revisar os textos após diferentes versões ,reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas.

        METODOLOGIA:
  1.      Apresentação de uma caixa com vários objetos conhecidos pelos alunos (objetos ou gravuras);
  2.      Solicitação para que cada aluno venha até a caixa e pegue um objeto ou gravura;
  3.      Os alunos vão produzir textos variados sobre os objetos escolhidos;
  4.     No decorrer do processo o professor estará acompanhando todo o desenvolvimento da atividade , auxiliando cada aluno;
  5.       Leitura dos textos produzidos  pelos alunos;
  6.      A professora revisará os textos com os alunos para que eles percebam as diferentes versões dos textos, a grafia , pontuação, parágrafos e os espaçamentos entre as palavras;
  7.        Os alunos irão reescrever os textos aperfeiçoando as estrategias discursivas;
  8.        Apresentação dos textos e exposição em um varal;



***


·        TURMA: 1º, 2º e 3º Ano

EIXO: Oralidade

TEMA: FOLCLORE

DIREITOS: 
  • Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
  • Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.   
METODOLOGIAS:
  1. Conversa informal com a turma sobre a cultura do folclore regional;
  2. Formação de grupos ,com três alunos cada;
  3. Elaboração de um roteiro de pesquisa para entrevista;
  4. Solicitação de uma pesquisa sobre as manifestações folclóricas presentes na comunidade;
  5. Distribuição dos temas pertinentes ao folclore ( parlendas, advinhas, provérbios,  cantigas e roda, comidas, lendas, remédios caseiros e etc.);
  6. Apresentação da pesquisa realizada por cada grupo;
  7. Discussão a respeito da importância e valorização da cultura local.



***



TURMA: 3º Ano

EIXO: Analise Linguística

DIREITO:
  • Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências  regulares contextuais entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro (C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU em inicio de palavra; JA/JO/JU; Z inicial; O ou U/E ou I em silaba final; M e N nasalizando final de silaba; NH/Ã e ÃO em final de substantivos e adjetivos).
METODOLOGIAS:
  1. Apresentação de um texto com as seguintes ortografias C, QU, G, GU, R, RR, NH, Ã e ÃO ou U, Z inicial O ou U ou I.  
  2. Leitura e interpretação oral do texto.
  3. Solicitar que os alunos destaquem no texto as ortografias apresentadas acima;
  4. Registro das palavras destacadas do texto, no caderno;
  5. Solicitar que os alunos pesquisem no dicionario o significado de algumas dessas palavras;
  6. Formar frases a partir dessas palavras;
  7. Correção das frases, produzidas pelos alunos;
  8. Produção coletiva de um texto no quadro, a partir das palavras trabalhadas
  9. Leitura e escrita do texto no caderno.

***


TURMA: 1º Ano

EIXO: Leitura

DIREITOS:
  • Relacionar textos verbais e não verbais, construindo sentidos.
  • Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
METODOLOGIA:
  1. Apresentação de um texto verbal e outro não verbal em cartaz ou quadro branco;
  2. exploração de leitura coletiva em voz alta para a compreensão do sentido do texto;
  3. diferenciação de textos verbais e não verbais, através de gestos, expressões, gravuras e desenho e escrita;
  4. Apresentação de um texto através de gestos e sinais de libras, contemplando os alunos com necessidades especiais.  

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados