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ROJETO ÁGUA
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Aline
Ribeiro da Silva
Brizida
de Matos Silva
Clodoaldo Matos Sousa
Erinaldo
de Sousa Santos
Ermita
Carla Sousa Dias
José
Matos de Almeida
Manoel
Messias Matos de Sousa
Marizete
de Carvalho Silva
Mirian
Souza Silva
Suélica
Teixeira Santos
Zenaide
do Prado Almeida Matos
ORIENTADORA:
Maiane Brito Santos
ORIENTADORA:
Maiane Brito Santos
TEMA: A importância da água para a vida
e a realidade brasileira
● Alunos
atendidos: 3ª ano
● Duração: 05
dias
● Período: Outubro
“O homem é o
portador solene da obrigação de proteger o meio ambiente para as gerações
futuras.” Declaração
sobre o meio ambiente humano feito pela ONU em 1972.
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APRESENTAÇÃO:
O Planeta Terra já vive sua crise de
água, e talvez daqui a poucos anos a água pura ficará escassa. Segundo os
índios da tribo Krenak, “a água brilhante que se move nos rios e riachos não é
apenas água, mas sangue de nossos ancestrais. É sagrada”.
Sabe-se que setenta por cento da
superfície da Terra são cobertos pela água. Deste total, 98% é salobra, quer
dizer inadequada para a agricultura ou para beber. A maior parte da água fresca
do planeta está presa nas calotas polares e geleiras, ou armazenada debaixo da
superfície da terra. Cerca de 73% da água fresca utilizada pela humanidade são
destinadas à agricultura. De 65% a 70% da água em uso se perdem através da
evaporação, vazamentos e outros desperdícios. Com 20% da população mundial, a
Europa tem 7% das reservas de água. A Ásia, com 60% da população mundial detém
31% das reservas de água.
O Brasil detém hoje 2/3 da reserva
de água potável do planeta. Seus sistemas hídricos são riquíssimos. Porém, toda
essa riqueza está seriamente ameaçada.
Os rios estão secando, contaminado por agrotóxicos e atingidos pelo
desmatamento e pela mineração descontrolada. O litoral está ameaçado pelos
interesses imobiliários e pela falta de conhecimento e prática de uma política
ambientalista.
O Brasil tem, provavelmente, a maior
reserva de água do mundo. Esta reserva está distribuída em todo o território
nacional. O mapeamento dos principais mananciais subterrâneos do Brasil deve
ser uma prioridade. Mais ainda, é fundamental que seja monitorada a qualidade
da água que penetra nos aqüíferos evitando, por intermédio de pesadas multas, a
poluição e a contaminação desta água, o que pode comprometer um dos maiores
bens do país.
JUSTIFICATIVA
Este projeto se justifica pela
necessidade de informar e sensibilizar os sujeitos inseridos no contexto
escolar (alunos, professores, funcionários) para a preservação dos recursos
naturais como a água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os seus ciclos e
a importância da água para a vida dos seres em geral, com enfoque na realidade
brasileira.
O relatório anual das Nações Unidas
faz terríveis projeções para o futuro da humanidade. A ONU prevê que em 2050
mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima
individual de água para necessidades básicas.
Segundo dados estatísticos existem
hoje 1,1 bilhões de pessoas praticamente sem acesso à água doce. Estas mesmas
estatísticas projetam o caos em pouco mais de 40 anos, quando a população
atingir a cifra de 10 bilhões de indivíduos.
A distribuição da água no Mundo é
muito desigual e, uma grande parte do planeta está situada em regiões com
carência de água. No momento cabem a estes países, em caráter de urgência,
desenvolver tecnologias que permitam a captação, armazenamento e preservação da
água e seus mananciais.
O
Brasil tem, provavelmente, a maior reserva de água do mundo. Estas reservas
estão distribuídas em todo o Território Nacional. O mapeamento dos principais
mananciais subterrâneos do Brasil deve ser uma prioridade. Mais ainda é
fundamental que seja monitorada a qualidade da água que penetra nos aqüíferos
evitando, por intermédio de pesadas multas, a poluição e contaminação desta
água o que pode comprometer um dos maiores bens do País.
O desenvolvimento deste projeto
deverá proporcionar a todos os envolvidos, uma grande diversidade de
experiências, com participação ativa para que possam ampliar a consciência
sobre as questões relativas á água no meio ambiente, e assumir de forma
independente e autônoma atitudes e valores voltados a sua proteção e
valorização.
Disponível em: http://www.geologo.com.br/
(acesso em 14/05/2010)
http://www.brasildasaguas.com.br/
(acesso em 14/05/2010).
OBJETIVOS GERAIS
►Reconhecer a
importância da água para a existência dos seres vivos;
►Compreender os
sintomas e causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição
das águas;
►Promover o
conhecimento sobre composição e características da água;
►Promover
conhecimento sobre as fases da água como um recurso natural indispensável na
vida de todo ser vivo;
►Permitir o
conhecimento sobre as doenças transmitidas pela água;
►Analisar as
formas de prevenção das doenças e tratamento de água.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
►Explorar a
compreensão acerca de um determinado tema;
►Elaborar produções
textuais valorizando o relato sobre determinado tema;
►Expressar por
meio da arte a importância da água;
►Desenvolver a
oralidade em defesa do tema;
►Identificar os
aspectos úteis e nocivos da água para a vida dos animais e vegetais;
►Perceber os
estados físicos, a composição, as propriedades e o ciclo pela qual a água
passa;
►Reconhecer as
situações em que a água é prejudicial;
►Distinguir
diferentes formas de prevenção de doenças;
►Reconhecer que
a qualidade de vida esta ligada as condições de higiene e saneamento básico;
►Aplicar, por
meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma
postura crítica;
►Sensibilizar os
alunos de que a água não deve ser poluída nem desperdiçada;
►Compreender a
necessidade de agir com responsabilidade e autonomia;
CONTEÚDOS
● A Água e a Vida na Terra:
- importância e preservação da
água;
- Composição da água;
- Estados físicos da água;
- Dia mundial da água (22 de
março);
- Poluição da água;
- Doenças causadas pela
contaminação da água;
- Tratamento da água;
- A água como fonte de energia;
PROCEDIMENTOS:
● Conversar com os
alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que
vivem;
● Apresentação de
uma palestra sobre o tema água em DVD;
● Comentários
sobre a palestra;
● Leituras no
livro didático;
● Produção
individual de textos;
● Trabalhar a
música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar
cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
● Comentários
acerca da música;
● Leitura de textos
informativos;
● Desenhos livres;
● Pesquisa em sala de aula sobre o
tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos
mesmos;
● Aulas
expositivas;
● Aplicação de
exercícios de fixação;
● Confecção de
cartazes com figuras e produções de texto individuais;
● Visita a uma
estação de tratamento de água e esgoto, e discussões sobre a realidade da
poluição dos rios;
● Relatório
individual dos alunos sobre o que presenciaram no decorrer da visita;
● Leitura de
textos sobre o tema;
● Aplicação de
atividades;
● Confecção de
maquetes;
● Montagem de um
mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
Obs: Trabalhar
com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida,
para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA (dentro do Projeto Água):
DIA DA SEMANA
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INTERVENÇÕES DIDÁTICAS
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CONTEÚDOS
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RECURSOS
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21/10/2013
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●Apresentação do projeto aos
alunos (conversa dirigida);
●Apresentação de palestra sobre o
tema em DVD;
●Comentários sobre a palestra;
●Leituras no livro didático;
●Produção textual.
|
●Importância,
preservação, composição e estados físicos da água.
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●Lousa;
●Aparelho de
TV e DVD;
●Livro
didático.
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22/10/2013
|
●Apresentação
e análise da música “Planeta água”;
●Comentários;
●Leitura de
textos informativos;
●Desenho
livre;
●Pesquisa em
grupo.
|
●Dia mundial
da água;
●Poluição da
água.
|
●Aparelho de
rádio com CD;
●Livro
didático.
|
23/10/2013
|
●Aula
expositiva;
●Aplicação de
exercícios de fixação;
●Confecção de
cartazes.
|
●Doenças causadas pela
contaminação da água.
|
●Lousa;
●Livro
didática;
●Cartazes,
cola, revistas, etc.
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24/10/2013
|
●Visita a
estação de tratamento de água e esgoto da cidade;
●Relatório por
escrito individual sobre o tema.
|
●Tratamento da
água.
|
●Central de
tratamento de água e esgoto.
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25/10/2013
|
●Leitura de
textos sobre o tema;
●Aplicação de
atividades;
●Confecção de
maquetes;
●Exposição dos
trabalhos apresentados (mural).
|
●Água como
fonte de energia.
|
●Lousa;
●Livro
didático;
●Sucatas.
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AVALIAÇÃO FORMATIVA:
Ø
Avaliação individual e em grupo através da
observação contínua do desempenho e da participação dos alunos nas atividades
aplicadas (leitura, produção de textos, cartazes e maquetes e a oralidade por
meio das exposições do trabalho).
AVALIAÇÃO SOMATIVA
ATIVIDADES REALIZADAS
|
VALOR DE CADA ATIVIDADE
|
Ø
Produção textual (individual)
|
1,0 ponto
|
Ø
Pesquisa (em grupo)
|
2,0 pontos
|
Ø
Exercícios de fixação
|
1,0 ponto
|
Ø
Confecção de cartazes (em grupo)
|
1,0 ponto
|
Ø
Relatório oral e escrito (individual)
|
3,0 pontos
|
Ø
Confecção de maquetes (em grupo)
|
2,0 pontos
|
Ø
Total
|
10, 0 pontos
|
REFERÊNCIAS:
Santana, Érica;
Balestre, Rodrigo. Coleção Conhecer e
Crescer. 3ª e 4ª séries. São Paulo: Escala Nacional, 2004.
Trigo, Elisabete
Chaddad; Trigo, Eurico Morais. Novo
Viver e Aprender Ciências. 4° ano (ensino fundamental). São Paulo/SP:
Saraiva, 2007.
http://www.geologo.com.br/ (acesso em
14/05/2010).
http://www.brasildasaguas.com.br/ (acesso em
14/05/2010).
ANEXOS
SUGESTÃO DE TEXTOS INFORMATIVOS E LETRA DE
MÚSICA:
DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA
As doenças mais freqüentes,
transmitidas ao homem através de água poluída e pela falta de higiene são:
Verminoses:
Aquelas causadas por vermes, e a contaminação se dá através da ingestão de
água, alimentos (verduras e legumes crus) contaminados ou pela penetração
através da pele.
Amarelão: Os
trabalhadores do campo que lidam diretamente com a terra contaminam-se ao
colocar as mãos na terra ou andar descalço. Os ovos saem nas fezes humanas
ficam na terra até se tornarem larvas e penetrarem na pele e nas mucosas,
fixando-se no aparelho digestivo, causando problemas como a anemia.
Esquistossomose:
È uma outra doenças causada por vermes, cujo vetor é o caramujo. É também
conhecida com xistose, barriga d’água ou doença do caramujo. Esse verme é um
bichinho muito pequeno, cujo ovo que se instala no intestino das pessoas e é
detectado pelas fezes. Quando as pessoas doentes defecam no chão, a chuva
carrega os ovos para os rios, lagos e valetas. Na água, saem dos ovos, pequenas
larvas que penetram no corpo do caramujo que vive nas margens dos riachos e
açudes. No corpo do caramujo. Cada larva se transforma em milhares de larvas
menores, que abandonam o caramujo, e, na água, penetram no corpo das pessoas
pela pele, quando elas tomam banho, lavam roupa ou simplesmente entram na água.
Dentro do corpo as larvas são levadas pelo sangue, transformando-se em vermes
adultos e vão atacar o fígado e o intestino.
Protozooses: São
aquelas doenças causadas por micróbios e são adquiridas por ingestão de
micróbios que chegam ao indivíduo através da água, alimentos contaminados,
moscas, falta de cuidados na higiene pessoal ou quando o adubo utilizado na
terra é feito com fezes humanas contaminadas. As manifestações mais
características dessas doenças são: tontura, falta de apetite, dor de barriga e
“doenças de nervo”.
Cólera: É uma
infecção causada por um micróbio denominado vibrião colérico que ataca o
intestino, se multiplica rapidamente, causando diarréia e desidratação. É
transmitida através da água contaminada pelas fezes e vômitos dos doentes.
Pode também ser
transmitida por alimentos que foram lavados com água contaminada. Os sintomas
apresentados são os seguintes: Diarréia intensa e repentina com fezes esbranquiçadas,
febre, vômitos e cólicas abdominais. Atenção: Procure imediatamente um posto
médico ao apresentar estes sintomas e tome bastante líquido.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA TODAS ESSAS
DOENÇAS:
● Usar água
fervidas para beber, preparar sucos e escovar dos dentes;
● Evitar banhos
em locais públicos;
● Evitar o
consumo de refrescos e picolés sobre os quais haja dúvidas quanto à higiene do
seu preparo;
● Lavar bem as
mãos com água e sabão antes de preparar as refeições;
● Frutas e
legumes devem ser lavados com água fervida ou tratada;
● Só tomar leite
fervido;
● Cozinhar
alimentos sempre que possível e consumi-los rapidamente;
● Lavar bem as
mãos após ir ao banheiro e depois de trocar fraldas de bebê;
● Não defecar no
chão, usar privada e se for possível enterrar as fezes;
● Não regar
hortaliças com água contaminada por fezes;
● Manter os
filtros limpos e tampados;
● Ferver
chupetas e bicos de mamadeiras;
● Não comer
alimentos crus.
ÁGUA: O MAIS SAUDÁVEL E COMPLETO DOS
ALIMENTOS
Um dos alimentos mais importantes e
saudáveis que existe é a água. A água não pode faltar no nosso organismo. Mais
de dois terço do nosso corpo são constituídos de água. Quando uma pessoa está
doente, principalmente uma criança, e não tem apetite, a maior preocupação do
médico não PE com a alimentação, mas com a água. É ela que hidrata o corpo.
Segundo os médicos, não é fome que mais mata ameaça uma pessoa, mas sim a
sede. Explicando mais claramente, uma
pessoa pode ficar quatro dias sem comer. Fica fraca, mais não morre. No
entanto, se ela ficar quatro dias sem ingerir água ou algum líquido, certamente
morrerá. A água de nosso corpo é permanentemente eliminada e precisa ser
continuamente reposta. Todo líquido contém água e qualquer um pode ser usado
para hidratação do corpo, mas nenhum é tão puro completo e saudável como a
água. A água é importante para todos os seres vivos: pessoas, plantas e
animais.
A ÁGUA E SUAS PROPRIEDADES
Estados físicos da água:
A água se apresenta em três estados:
líquido, sólido e gasoso. A água aquecida se transforma em gás e, se submetida
á baixa temperatura, se transforma em gelo. Para constatar estes fenômenos,
experiências simples podem ser feitas em casa, como:
GÁS – pegar uma chaleira, encher de
água, tampar e por para ferver. Peça ajuda de algum adulto, caso você seja
criança, para não se queimar com o fogo. Quando a água começar a ferver, vai
observar que no bico da chaleira vai sair fumaça. Esta fumaça é a água que está
evaporando. Se você colocar um pano ou um pires perto desta fumaça, ele vai
ficar molhado.
GELO - A água numa temperatura de
zero grau para menos, se transforma em gelo. Isto também é fácil de comprovar. Pegar a
forma de fazer gelo de sua casa, encher de água e por no congelador. Quando
você retirar, algumas horas depois, ela vai ter se transformado em gelo. A água salgada gela
mais rápido que a água doce. É por isso que, junto aos brinquedos que fazem
sorvete e picolé, existe a observação para colocar gelo com sal dentro do
recipiente que faz sorvete.
A ÁGUA E ALGUNS MITOS
Os chamados “repositores
hidroelétricos”, tão em moda, não devem ser tomados como se fosse suco. Em
longo prazo, o abuso dessas bebidas é equivalente à ingestão de muito sal e
pode provocar aumento da pressão arterial. São indicados apenas para atletas,
ou em situações em que a perda de água através do suor, por exemplo, é muito
intensa.
Não há qualquer comprovação
científica de que as chamadas “águas medicinais”, como as sulforosas e
radioativas, tenham efeito especial sobre o organismo ou interfiram na
concentração corporal. Embora o assunto ainda seja polêmico, os impactos
positivos na saúde do consumidor são mais fortes quanto mais se acredite ao
poder da água. Beber muita água não significa criar reservas do líquido no
organismo a não ser por alguma disfunção. Mesmo que se abuse da água para
acalmar uma sede intensa, o corpo só retém o que precisa para seu equilíbrio.
Todo o resto é eliminado pela urina. Para desespero da humanidade, nosso
organismo é capaz de estocar apenas gorduras.
A GOTINHA VIAJANTE
Num riacho bem
límpido nasceu uma gotinha de água. Junto com outras gotinhas, viajou pelo
riacho por entre pedras e folhagens.
O sol forte fez
a gotinha ficar bem leve e subir... subir....
Lá no alto,
também encontrou muitas gotinhas, que juntas formaram um nuvem.
O vento soprou
forte e levou a nuvem para um lugar mais frio. Lá a gotinha virou chuva. Então
entrou pela terra e novamente se juntou a outras gotinhas
As gotinhas
alegres entraram nas plantas que moravam por ali, tornando as plantas bonitas e
viçosas.
MÚSICA: PLANETA ÁGUA (GUILHERME ARANTES)
Água
que nasce na fonte
serena
do mundo e abre
o
profundo grotão.
Água
que faz inocente riacho
e
deságua na corrente do ribeirão.
Águas
escuras dos rios,
que
levam a fertilidade ao sertão.
Águas
que banham aldeias
e
matam a sede da população.
Águas
que caem nas pedras,
no
véu das cascatas,
ronco
de trovão.
E
depois dormem tranqüilas,
no
leito dos lagos.
Águas
dos igarapés,
Onde
Iara mãe d’água é misteriosa canção.
Água
que o sol evapora,
Pro
céu vai embora
Virar
nuvens de algodão.
Gotas
de água da chuva
Alegre
arco-íris, sobre a plantação.
Gotas
de água da chuva
são
tristes,
São
lágrimas na inundação.
Águas
que movem moinhos
são
as mesmas águas que encharcam o chão.
E
sempre voltam humildes,
Pro
fundo da terra.
Pro
fundo da terra.
Terra
planeta água...
Terra
planeta água...
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