PROJETO
LITERATURA EM CASA
Professoras responsáveis
Izabete Santos Lima
Rosana Nery dos Santos
Orientadora
Maiane Brito Santos
Público alvo
1º e 2º ano
Apresentação
Este projeto visa aperfeiçoar e
valorizar o cidadão através de diferentes linguagens, partindo da compreensão
do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como
ponto de partida para a construção do pensamento lógico, assim possibilitando a
capacidade do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de pratica de
leitura onde os alunos levarão para casa uma mochila contendo alguns livros de
estórias infantis e um caderno de
registro, onde os pais terão que ler uma estória escolhida pela criança. E a criança terá que
ilustrar e escrever a estória ouvida do
seu jeito, ala deverá também deixar seu nome registrado na folha utilizada.
Depois cada aluno apresentará sua
criação aos colegas.
Justificativa
As
estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las
está relacionada a afetividade, à construção da identidade, ao desenvolvimento
da emoção, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além de aproximar
a criança do mundo letrado, colaborando para a democratização da escrita.
Por
isso, é de suma importância favorecer a familiaridade das crianças, com as estórias,
não só dentro do espaço escolar onde os professores são os principais agentes
na promoção desta prática.
Este
projeto visa fazer como que o aluno tenha prazer em ler também no seio familiar
e consiga transmitir ao outro de diferentes maneiras o que leu ou ouviu.
Assim
o livro deve ser mostrado como parte do seu cotidiano para que a criança
perceba que ler é uma maravilhosa viajem e não apenas mais uma atividade
escolar.
Objetivos
Ø Proporcionar
situações de leitura compartilhada no ambiente familiar;
Ø Aproximar
o aluno do universo da leitura e da escrita;
Ø Escutar
atentamente estórias;
Ø Desenvolver
a facilidade de expressar em público perante os colegas;
Ø Desenvolver
o interesse em escrever;
Ø Desenvolver
a criatividade;
Metodologia
Haverá uma pequena mochila contendo
diferentes livros de estória e um caderno para registros. Os alunos levarão a
mochila para casa (por meio de sorteio ou ordem no diário escolar) deverá
escolher um livro (ou mais) para que seus pais ou outros membros da família
leia para ele, depois o aluno deverá fazer o registro do que foi ouvido através
de desenhos e de escrita do seu jeito, o aluno ao terminar a produção deverá
assinar seu nome no final da folha.
Depois na sala de aula, o aluno
poderá apresentar para os colegas o
livro que ouviu a estoria e o seu registro.
No dia seguinte outro aluno levará a
mochila o tudo se procederá da mesma maneira até que todos os alunos da classe
tenha recebido em sua casa ao menos por uma vez a mochila literária.
Cronograma
Meses
de outubro, novembro e dezembro de 2013.
Conteúdos trabalhados
Português
- leitura, escrita de palavras, frases, produção textual.
Arte
– ilustração e pintura das imagens que representam a estória.
Avaliação
Ocorrerá
durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno –
leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do
aluno, no dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário