SÍNTESE
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
NÚMEROS E OPERAÇÕES - Identificar os
números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias
para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção,
nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua
necessidade. Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e
multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições
numéricas e palavras.
|
I
|
A
|
C
|
GEOMETRIA - Explicitar e/ou representar
informalmente a posição de pessoas e objetos, dimensionar espaços, utilizando
vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações
nas quais as crianças considerarem necessário essa ação, por meio de
desenhos, croquis, plantas baixas, mapas e maquetes, desenvolvendo noções de
tamanho, de lateralidade, de localização, de direcionamento, de sentido e de
vistas. Descrever, comparar e classificar verbalmente figuras planas ou espaciais
por características comuns, mesmo que apresentadas em diferentes disposições
(por translação, rotação ou reflexão), descrevendo a transformação com suas
próprias palavras.
|
I
|
A
|
C
|
GRANDEZAS E MEDIDAS - Comparar grandezas
de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida
adequado com compreensão do processo de medição e das características do
instrumento escolhido. Fazer estimativas; reconhecer cédulas e moedas que
circulam no Brasil.
|
I
|
A
|
C
|
NÚMEROS E OPERAÇÕES
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO3
|
|
Identificar números nos diferentes
contextos em que se encontram, em suas diferentes funções: indicador da
quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade); grandezas (2
quilos, 3 dias, etc); indicador de posição (número ordinal); e código (número
de telefone, placa de carro, etc.).
|
I
|
A
|
C
|
Utilizar diferentes estratégias para
quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas
brincadeiras e em situações nas quais
as crianças reconheçam sua necessidade:
contagem oral, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos; comunicar quantidades,
utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não
convencionais.
|
I
|
A
|
C
|
Associar a denominação do número a sua
respectiva representação simbólica.
|
I/A
|
C
|
|
Identificar posição de um objeto ou número
numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
|
I/A
|
C
|
|
Comparar ou ordenar quantidades por
contagem; pela formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, pela
identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita
numérica.
|
I
|
A
|
C
|
Identificar regularidades na série
numérica para nomear, ler e escrever números menos frequentes.
|
I
|
A
|
C
|
Utilizar calculadora para produzir e
comparar escritas numéricas.
|
I
|
A
|
C
|
Resolver e elaborar problemas com os
significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar
quantidades, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, utilizando
estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.
|
I
|
A
|
C
|
Reconhecer frações unitárias usuais (um
meio, um terço, um quarto e um décimo) de quantidades contínuas e discretas
em situação de contexto familiar, sem recurso à representação simbólica.
|
|
I
|
A
|
Reconhecer termos como dúzia e meia dúzia;
dezena e meia dezena; centena e meia centena, associando-os às suas
respectivas quantidades.
|
I
|
A
|
C
|
Resolver e elaborar problemas aditivos
envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, separar e
retirar quantidades, comparar e completar quantidades, em situações de
contexto familiar e utilizando o cálculo mental ou outras estratégias
pessoais.
|
I
|
A
|
A
|
Resolver e elaborar problemas de
multiplicação em linguagem verbal (com o suporte de imagens ou materiais de
manipulação), envolvendo as ideias de adição de parcelas iguais, elementos
apresentados em disposição retangular,
proporcionalidade e combinatória.
|
I
|
A
|
A
|
Resolver e elaborar problemas de divisão
em linguagem verbal (com o suporte de imagens ou materiais de manipulação), envolvendo
as ideias de repartir uma coleção em partes iguais e a determinação de
quantas vezes uma quantidade cabe em outra.
|
I
|
A
|
A
|
Contar em escalas ascendentes e
descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez,
etc., a partir de qualquer número dado.
|
I/A
|
C
|
|
GEOMETRIA
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
|
Explicitar e/ou representar informalmente
a posição de pessoas e objetos, dimensionar espaços, utilizando vocabulário
pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças
considerarem necessário essa ação, por meio de desenhos, croquis, plantas
baixas, mapas e maquetes, desenvolvendo noções de tamanho, de lateralidade,
de localização, de direcionamento, de sentido e de vistas.
|
I
|
A
|
C
|
Descrever, comparar e classificar
verbalmente figuras planas ou espaciais por características comuns, mesmo que
apresentadas em diferentes disposições (por translação, rotação ou reflexão),
descrevendo a transformação com suas próprias palavras.
|
I
|
A
|
C
|
Usar rotação, reflexão e translação para
criar composições (por exemplo: mosaicos ou faixas decorativas, utilizando
malhas quadriculadas).
|
I
|
A
|
C
|
Identificar e descrever a localização e a
movimentação de objetos no espaço, identificando mudanças de direções e
considerando mais de um referencial.
|
I
|
A
|
C
|
Estabelecer comparações entre objetos do
espaço físico e objetos geométricos — esféricos, cilíndricos, cônicos,
cúbicos, piramidais, prismáticos — sem uso obrigatório de nomenclatura.
|
|
I
|
A
|
Perceber semelhanças e diferenças entre cubos
e quadrados, paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos, esferas e
círculos.
|
|
I
|
A
|
Construir e representar formas geométricas
planas, reconhecendo e descrevendo informalmente características como número
de lados e de vértices.
|
|
I
|
A
|
Descrever e classificar figuras espaciais
iguais (congruentes), apresentadas em diferentes disposições, nomeando-as
(cubo, bloco retangular ou paralelepípedo, pirâmide, cilindro e cone).
|
|
I
|
A
|
GRANDEZAS E MEDIDAS
|
|
|||||
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO3
|
||||
Comparar comprimento de dois ou mais
objetos por comparação direta (sem o uso de unidades de medidas
convencionais) para identificar: maior, menor, igual, mais alto, mais baixo,
mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, etc.
|
I
|
A/C
|
|
|||
Comparar de grandezas de mesma natureza,
por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos —
fita métrica, balança, recipientes de um litro, etc.
|
I
|
A/C
|
|
|||
Leitura de horas, comparando relógios
digitais e de ponteiros.
|
I
|
A/C
|
|
|||
Fazer e utilizar estimativas de medida de
tempo e comprimento.
|
I
|
A/C
|
|
|||
Comparar intuitivamente capacidades de
recipientes de diferentes formas e tamanhos.
|
I
|
A/C
|
|
|||
Selecionar e utilizar instrumentos de
medida apropriados à grandeza a ser medida (por exemplo: tempo, comprimento,
massa, capacidade), com compreensão do
processo de medição e das características do instrumento escolhido.
|
I
|
A
|
C
|
|||
Relação entre unidades de tempo — dia,
semana, mês, bimestre, semestre, ano.
|
I
|
A
|
C
|
|||
Identificação dos elementos necessários
para comunicar o resultado de uma medição e produção de escritas que
representem essa medição.
|
I
|
A
|
C
|
|||
Reconhecer cédulas e moedas que circulam
no Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus
valores em experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças.
|
I
|
A
|
C
|
|||
Identificar ordem de eventos em
programações diárias, usando palavras como: antes, depois.
|
I/A/C
|
|
|
|||
Identificar unidades de tempo — dia,
semana, mês, bimestre, semestre, ano — e utilizar calendários.
|
I/A
|
C
|
|
TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
||
Ler, interpretar e transpor informações em
diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos,
tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na
comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive.
|
I
|
A
|
C
|
|
Formular questões sobre aspectos
familiares que gerem pesquisas e observações para coletar dados quantitativos
e qualitativos.
|
I
|
A
|
C
|
|
Coletar, organizar, classificar, ordenar e
construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.
|
I
|
A
|
C
|
|
Interpretar e elaborar listas, tabelas
simples, tabelas de dupla entrada, gráfico de barras para comunicar a
informação obtida, identificando diferentes categorias.
|
|
I
|
A
|
|
Produção de textos escritos a partir da
interpretação de gráficos e tabelas.
|
|
I
|
A
|
|
Resolver e elaborar problema a partir das
informações de um gráfico.
|
|
I
|
A
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário