DIREITOS GERAIS DE
APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS
|
EIXOS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS
NATURAIS
|
DIREITOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM
EM CIÊNCIAS NATURAIS
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
||
Elaborar compreensões sobre o
mundo condizentes com perspectivas atuais da comunidade científica.
|
Compreensão conceitual e
procedimental da ciência.
|
- Perceber as relações
existentes entre as informações e os experimentos adquiridos e desenvolvidos
por cientistas e o estabelecimento de conceitos e teorias.
- Relacionar as informações
científicas lidas com conhecimentos anteriores.
- Possuir conhecimentos sobre
os processos e ações que fazem das ciências um modo peculiar de se construir
conhecimento sobre o mundo.
- Identificar as fontes
válidas de informações científicas e tecnológicas e saber recorrer a elas.
- Aprender a tecer relações e
implicações entre argumentos e evidencias. - Aprender a planejar modos de
colocar conhecimentos científicos já produzidos e ideias próprias como
suposições a serem avaliadas (hipóteses a serem exploradas).
- Desenvolver raciocínio
lógico e proporcional.
- Aprender a seriar, organizar
e classificar informações.
- Elaborar perguntas e
aprender como encontrar conhecimentos científicos já produzidos sobre o tema
em questão.
- Estimular o exercício
intelectual.
|
I
|
I/A
|
I/A/C
|
||
Entender que as compreensões sobre o mundo
são produções humanas, criadas e influenciadas por seus contextos históricos.Aprendizagem
|
Compreensão sociocultural, política e
econômica dos processos e produtos da ciência.
|
- Diferenciar ciência de tecnologia.
- Perceber o papel das ciências e das
tecnologias na vida cotidiana.
- Compreender a ética que monitora a
produção do conhecimento cientifico - Considerar o impacto do progresso
promovido pelo conhecimento científico e suas aplicações na vida, na
sociedade e na cultura de cada pessoa.
- Compreender que o saber científico é
provisório, sujeito a mudanças.
- Utilizar o conhecimento
científico para tomar decisões no
dia-a-dia.
- Desenvolver posição critica com o
objetivo de identificar benefícios e malefícios provenientes das inovações
científicas e tecnológicas.
- Compreender a maneira como as ciências e
as tecnologias foram produzidas ao longo da história.
|
I
|
I/A
|
I/A/C
|
||
Fazer uso da compreensão sobre o mundo
para estabelecer a relação entre o conhecimento que se produz sobre este
mundo e as aplicações e produtos que tal conhecimento possibilita gerar,
quanto dos efeitos de ambos compreensão e produtos, para a vida social e
política
|
Compreensão das relações entre ciência,
sociedade, tecnologia e meio ambiente.
|
- Conhecer a natureza da ciência
entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a
humanidade e o meio ambiente.
- Considerar como a ciência e a tecnologia
afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso das sociedades.
- Reconhecer os limites da utilidade das
ciências e das tecnologias para a
promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.
- Participar de situações em que os
conceitos e procedimentos científicos juntamente com as reflexões sobre a
natureza ética da ciência são mobilizados para direcionar tomadas de posição
acerca de situações sociais atuais e relevantes.
|
I
|
I/A
|
I/A/C
|
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" Paulo Freire
sábado, 5 de outubro de 2013
Direitos de Aprendizagem de Ciências
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário