quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Atividades sobre os Eixos do Componente Curricular Língua Portuguesa




No componente curricular Língua Portuguesa, os Direitos de Aprendizagem são organizados em quatro eixos centrais:

Leitura
Produção Textual 
Oralidade
Análise Linguística

Baseado, nesse eixos e nos direitos de aprendizagem que devem ser garantidos aos alunos das séries iniciais que os seguintes professores elaboraram algumas atividades.

Professores:

Aline Ribeiro da Silva
Arlete Silva Soares Calixto
Brizida de Matos Silva
 Clodoaldo Matos Sousa
Eliane Matos Bonfim
Erinaldo de Sousa Santos
Ermita Carla Sousa Dias
Girlei Saraiva dos Santos
Iracema Portugal da Silva Vieira
Izabete Santos Lima
Jose Matos de Almeida
Katia Silene Querino Silva
Lucilene de Carvalho Cavalcante Andrade
Luzia Pereira Santos
Manoel Messias Matos de Sousa
Maria Jose Alves
Maria Lucia Oliveira Fernandes
Marizete de Carvalho Silva
Miriam Souza Silva
Nibia Maria de Jesus Rocha Fernandes
Rejane Ribas Marinho Brito
Rosana Nery dos Santos
Sonete Silva Dias
Suelica Teixeira Santos
Zenaide do Prado Almeida Matos
Zorilda Damasceno Rocha

Orientadora:

Maiane Brito Santos


ATIVIDADES
                                                      


TURMA: 2º Ano

EIXO: Leitura

DIREITO: Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros veiculados em suportes textuais diversos e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos.

METODOLOGIA:

1-       Apresentação de vários gêneros textuais pelo professor (bula, receita, poema, reportagem);
2-      Explicação do objetivo de cada gênero textual;
3-      Divisão da sala em grupo;
4-      Distribuição de vários gêneros textuais, de acordo o que foi explicado;
5-      Solicitação para que os grupos leiam os textos, silenciosamente. E depois, oralmente, um grupo de cada vez, lê um gênero a fim de que os demais grupos identifiquem o gênero do texto lido;
6-      Para consolidar o aprendizado, os grupos farão uma produção de cada um dos gêneros textuais estudados no grupo, conforme a capacidade de cada grupo;
7-      E, por fim, correção das produções textuais na lousa, salientando o gênero textual.


***


TURMA: 2º Ano

EIXO: Produção textual.

DIREITO: Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo as diferentes finalidades.

CONTEÚDO: Data comemorativa – Dia dos pais.

METODOLOGIA:

1-      Momento para gostar de ler – Cantinho da Leitura;
2-      Leitura, canto ou audição da música “Pai” de Fábio Jr.;
3-      Apresentação de figuras variadas da imagem paterna;
4-      Conversa informal a cerca do conteúdo em estudo;
5-      Apresentação do modelo de um cartão para os alunos;
6-      Solicitação aos alunos para que confeccionem um cartão, contendo uma mensagem direcionada a figura paterna;
7-      Leitura e apresentação do cartão confeccionado;
8-      Correções necessárias.




***


TURMA: 3º Ano

EIXO: Oralidade

DIREITO: Reproduzir oralmente um texto literário, analisando a pertinência e a consistência deste texto, reconhecendo a variedade linguística, relacionando a fala e a escrita.

CONTEÚDO: História - Chapeuzinho Vermelho.

METODOLOGIA:

1-      Rotina (bom dia, orações, etc.);
2-      Apresentação da história Chapeuzinho Vermelho ( versão original) oral e escrita e/ou vídeo;
3-      Apresentação de proposta para trabalhar a história em outras versões (do caçador, do lobo, invertida);
4-      Divisão da turma em grupo;
5-      Sorteio das propostas;
6-      Distribuição da versão de cada grupo;
7-      Estabelecimento do prazo para que cada grupo apresente a sua versão.

OBS: A avaliação da atividade deverá ser feita em grupo e individual.
RECURSOS: DVD, caixa de som e TV (para apresentar a história original). Caso não haja esses recursos, use apenas o livro da história original.




***

TURMA: 3º Ano

EIXO: Análise Linguística.

DIREITO: Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc..

METODOLOGIA:

1-      Conto da lenda do Saci-Pererê;
2-      Conversa informal acerca da história contada;
3-      Exposição da lenda em um cartaz;
4-      Exposição de vários gêneros textuais (lendas, textos informativos, jornalísticos etc.);
5-      Fundamentação da lenda do saci pelo professor;
6-      Leitura e interpretação oral e escrita da lenda;
7-      Uso do dicionário para procurar o significado de palavras desconhecidas pelos alunos;
8-      Divisão da turma em grupo;
9-      Reconto da lenda pelos grupos;
10-   Produção coletiva de texto;
11-   Dramatização da lenda pelos alunos.

OBS: Atividade objetivando o folclore.


                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados