sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Projeto Literatura em Casa




PROJETO LITERATURA EM CASA


Professoras responsáveis

Izabete Santos Lima
Rosana Nery dos Santos

Orientadora

Maiane Brito Santos

Público alvo

 1º e 2º ano

Apresentação

       Este projeto visa aperfeiçoar e valorizar o cidadão através de diferentes linguagens, partindo da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, assim possibilitando a capacidade do aluno em construir suas relações diante do mundo.

         Trata-se de um projeto de pratica de leitura onde os alunos levarão para casa uma mochila contendo alguns livros de estórias  infantis e um caderno de registro, onde os pais terão que ler uma estória  escolhida pela criança. E a criança terá que ilustrar e escrever a estória  ouvida do seu jeito, ala deverá também deixar seu nome registrado na folha utilizada.

         Depois cada aluno apresentará sua criação aos colegas.

Justificativa

As estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las está relacionada a afetividade, à construção da identidade, ao desenvolvimento da emoção, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além de aproximar a criança do mundo letrado, colaborando para a democratização da escrita.

Por isso, é de suma importância favorecer a familiaridade das crianças, com as estórias, não só dentro do espaço escolar onde os professores são os principais agentes na promoção desta prática.

Este projeto visa fazer como que o aluno tenha prazer em ler também no seio familiar e consiga transmitir ao outro de diferentes maneiras o que leu ou ouviu.

Assim o livro deve ser mostrado como parte do seu cotidiano para que a criança perceba que ler é uma maravilhosa viajem e não apenas mais uma atividade escolar.



Objetivos

Ø  Proporcionar situações de leitura compartilhada no ambiente familiar;
Ø  Aproximar o aluno do universo da leitura e da escrita;
Ø  Escutar atentamente estórias;
Ø  Desenvolver a facilidade de expressar em público perante os colegas;
Ø  Desenvolver o interesse em escrever;
Ø  Desenvolver a criatividade;

Metodologia

            Haverá uma pequena mochila contendo diferentes livros de estória e um caderno para registros. Os alunos levarão a mochila para casa (por meio de sorteio ou ordem no diário escolar) deverá escolher um livro (ou mais) para que seus pais ou outros membros da família leia para ele, depois o aluno deverá fazer o registro do que foi ouvido através de desenhos e de escrita do seu jeito, o aluno ao terminar a produção deverá assinar seu nome no final da folha.

            Depois na sala de aula, o aluno poderá apresentar  para os colegas o livro que ouviu a estoria e o seu registro.

            No dia seguinte outro aluno levará a mochila o tudo se procederá da mesma maneira até que todos os alunos da classe tenha recebido em sua casa ao menos por uma vez a mochila literária.

Cronograma

            Meses de outubro, novembro e dezembro de 2013.

Conteúdos trabalhados

Português - leitura, escrita de palavras, frases, produção textual.
Arte – ilustração e pintura das imagens que representam a estória.

Avaliação

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno – leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados