quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Projeto Educando com Valores





PROJETO
E


DUCANDO COM VALORES





PROFESSORAS RESPONSÁVEIS

Eliane Matos Bonfim Ribeiro
Girley Saraiva dos Santos
Lucilene de Carvalho Cavalcante Andrade
Maria Lúcia Fernandes Oliveira.
Rejane Ribas Marinho Brito
Sonete Silva Dias
Zorilda Damasceno Rocha


ORIENTADORA:

Maiane Brito Santos


TURMAS ALVO:

1º, 2º e 3º Ano

ESCOLA:

Grupo Escolar Rosalvo Avelar


APRESENTAÇÃO

Diante das observações das condutas indisciplinares de alguns alunos é que os professores do 1º, 2º e 3º ano do GERA (Grupo Escolar Rosalvo Avelar), decidiram desenvolver o projeto “Educando com valores”.  Uma vez que, segundo Jean Piaget, uma das definições de valores são investimentos afetivos. Isso quer dizer que, apesar de se apoiarem em conceitos, estão ligados a emoções, tanto positivas quanto negativas. Educar para os valores é transmitir aos filhos ou alunos ideias em que realmente acreditamos, por exemplo, que vale a pena ouvir enquanto outra pessoa estiver falando. Ou que ficar muito tempo no chuveiro pode levar à falta de água para todos. Ou ainda que cada um seja responsável pelos seus atos.

A família e a escola estão juntas nessa empreitada, mas a influência que elas exercem tem pesos diferentes. A escola pode dar um apoio fundamental aos pais, mas está longe de substituí-los na tarefa de educar.  A família vem em primeiro lugar, pois os laços afetivos entre pais e filhos são os mais fortes.  “Hoje, sabe-se que o ambiente moral da casa tem grande importância na formação das crianças” diz o psicoterapeuta José Ernesto Bolonga. Para ele, os filhos acabam assumindo a maioria dos valores da família. ‘O papel da escola é fundamental mas não pode ser comparado ao da família reforça a professora Andréa Felix Dias, doutoranda em psicologia. Segundo ela, na escola as crianças estão em um ambiente de grupo, e precisam se adequar a um conjunto de regras bastante diferentes das que tem em casa.

A criança precisa perceber claramente que as regras são definidas por aquele que está no comando: na escola, o professor; em casa, os pais. Família e escola, precisam definir muito bem os seus códigos de conduta e têm de fazer com que sejam seguidos pelas crianças.
É preciso dar o exemplo! Isso mesmo, além de conhecerem bem os seus valores, os adultos precisam praticá-los em seu dia-a-dia, nas pequenas e grandes atitudes.

JUSTIFICATIVA

Tenzin Gyatso (o 14º Dalai Lama) diz: “Se você primeiro quer transformar o mundo experiente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior”.
Sendo a escola parte integrante da vida do aluno, cabe a cada educador, consciente de seu papel e do seu poder de induzir a transformações, oportunizar, na própria sala de aula o conhecimento de novos caminhos e de novas oportunidades de transformação moral.

Desenvolver o presente projeto representa uma oportunidade de propor mudanças interiores, através da abordagem de temas relacionados aos valores inerentes ao ser humano; facilitando assim a convivência dos jovens e crianças no contexto social, familiar e escolar.



OBJETIVO GERAL

Ø  Valorizar o ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando a construção da cidadania e da autonomia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Despertar a necessidade dos exercícios das virtudes;
Ø  Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula;
Ø  Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras;
Ø  Adotar no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e respeito;
Ø  Desenvolver a autoestima, respeito, empatia (se colocar no lugar do outro);
Ø  Respeitar as diferenças.

CONTEÚDO

Ø  Valores: Honestidade, respeito, amizade, solidariedade, responsabilidade, disciplina, cooperação e paciência.

PROCEDIMENTOS

1º AULA

-Apresentação do projeto com exibição do filme: Vermelho como o céu;
-Comentário acerca do filme, enfatizando os valores (amizade, respeito, diferenças e cooperação);
-Ilustração do filme pelo 1º ano;
-Produção textual sobre o filme (valorizando a tipologia narrativa) pelo o 2º e 3º ano;
-Apresentação das ilustrações (1º ano);
-Apresentação das produções textuais (2º e 3º ano). 



2º AULA

-Apresentação de uma caixa surpresa contendo fichas com frases escritas com atitudes certas e erradas;
-Solicitação para que os alunos retirem da caixa as fichas, façam a leitura e comentem se a atitude é certa ou é errada;
-Realização de perguntas, como:

Ø  Qual o exemplo de honestidade que você mais gosta? Explique o motivo.
Ø  Qual é a pessoa mais honesta que você conhece?
Ø  O que significa ser honesto?

-A partir dos questionamentos, haverá a explicação pelo professor sobre as atitudes.
-Explicação pelo professor sobre honestidade. Pessoas honestas não mentem, não roubam, não trapaceiam. E se veem algo errado, logo arrumam!
-Agora, o aluno deverá lembrar de uma situação em que você viu algo errado, foi lá e arrumou. Conte aos colegas e ao professor.
-Ilustração da situação pelo 1º ano.
-Confecção de um cartaz com gravuras de pessoas com atitudes honestas.

3ª AULA

-Audição da música “Eu gosto de mim”;
-Canto da música pelo professor e pelos alunos;
-Comentário da música pelo professor e pelos alunos;
-Explicação acerca do EU (semelhanças, diferenças e respeito);
-Solicitação para que os alunos deem exemplos sobre o que temos de semelhanças e diferenças uns para com os outros;
-Realização das seguintes perguntas:

Ø  Por que muitas pessoas se vestem e se comportam de maneiras semelhantes?
Ø  As diferenças nos aproximam ou nos distanciam uns dos outros?
Ø  O que podemos diante dessas situações?

-Solicitação que cada aluno faça em desenho de si próprio. Após terem concluído, peça ao grupo que faça uma colagem com todos os desenhos individuais formando um retrato de todo o grupo.
-Abra espaço para que os participantes façam comentários sobre o que acharam da atividade.
-Explicação pelo professor (em outras palavras): a autoestima é geralmente entendida como a forma como uma pessoa se vê, o que sente sobre si mesmo e o valor que atribui a si próprio. No entanto, a autoestima não depende somente da pessoa, mas também da cultura na qual está inserida, da expectativa que as pessoas têm sobre ela e das próprias condições de vida.

4ª AULA

-Solicitação para que os alunos andem pelo espaço da sala ou do pátio escutando e dançando a música ‘o amor é o calor’ e observando os movimentos do seu corpo e do corpo dos outros colegas. Todos deverão ficar atentos ao ritmo da música (lento, normal e acelerado), movendo-se de acordo com os ritmos.
-Informe que, em algum momento, você irá interromper a música e dará alguns comandos. Os participantes deverão fazer aquilo que o facilitador disser:
-Formar uma dupla com alguém;
-Coloca a mão direita no joelho esquerdo do outro;           
-Encostar o pé direito de um no pé esquerdo do outro;
-Encostar as testas;
-Encostar os cotovelos;
-Desfazer a dupla e andar pela sala;
-Fazer uma dupla com a pessoa que estiver mais perto;
-Peça que essas duplas façam uma fila e que fiquem de frente um para o outro;
-Apresentação de perguntas:
Ø  Vocês tratam todos os seus colegas igualmente?
Ø  Por que essas situações acontecem?
-Discussão a partir das respostas dos alunos.
-Fechar a discussão com a atividade (informe que o nome da atividade é COISAS E PESSOAS).
-Escolha aleatoriamente um grupo para serem COISAS e o outro grupo PESSOAS.

v  Leia as regras para cada grupo.

COISAS: As coisas não podem pensar, não sentem, não podem tomar decisões, não tem sexualidade, têm que fazer aquilo que lhes ordenam. Se uma coisa quer se mover ou fazer algo, tem que pedir permissão à pessoa.

PESSOAS: As pessoas pensam, podem tomar decisões, têm sexualidade, sentem e, além disso, podem pegas as coisas que querem.

-Peça para que o grupo das “pessoas” pegarem “coisas” e fazer com elas o que elas quiserem;
-Dê ao grupo de três a cinco minutos para que as “coisas” desempenhem os papeis designados pelas pessoas, dentro do espaço da sala ou do pátio;
-Solicite aos grupos que regressem aos seus lugares e explorem a atividade a partir das questões a serem respondidas.
-Fechar a discussão com alguns questionamentos:

Ø  O que eu estou fazendo enquanto aluno para melhorar minha escola?
Ø  Como é a relação com a professora?
Ø  E com os meus colegas?
Ø  Meu comportamento no recreio? Depois do recreio? E o compromisso com as atividades?
Ø  E minha relação com os demais funcionários?

-Ao final apresente os conceitos de relação e de discriminação.
-Peça que, quem quiser, conte ao grupo uma situação de preconceito que já vivenciou ou presenciou.
-Proponha que, conjuntamente, faça uma lista de ações voltadas para, no mínimo, diminuir o número de casos de preconceito e discriminação.

CRONOGRAMA

Ø  O projeto será desenvolvido no decorrer de uma unidade, sendo que a metodologia será aplicada uma vez por semana nas aulas de Língua Portuguesa.

CULMINÂNCIA

Ø  Ao final da unidade será realizada uma palestra com os temas “Responsabilidade, Cooperação, Honestidade, Amizade, Solidariedade, Disciplina, Paciência, Respeito”, para participar da palestra poderá ser convidada a família.

AVALIAÇÃO

Espera-se que o aluno saiba quais são os valores, compreendendo que as regras devem ser instrumentos tanto para organizar a vida coletiva.
Será composta de observação, análise das atividades práticas através de:

Ø  Comentários;
Ø  Pintura e ilustração;
Ø  Produção textual;
Ø  Cartazes.

RECURSOS

Ø  Vídeos
Ø  Música
Ø  Cartolina
Ø  Caixa
Ø  Texto xerocado
Ø  Piloto
Ø  Lápis de cor.

























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