segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Registro Três


     Registro da Formação dos Professores Alfabetizadores
                                                         
Núcleo Lindo Horizonte


Ocorreu em Lindo Horizonte, de forma bem natural, com o ambiente arrumado desde a véspera, tudo bem organizado e no horário previsto, a Formação para os professores alfabetizadores do projeto do Pacto.

Edgar um dos orientadores do programa deu início a leitura deleite, pegando um livrinho do cantinho da leitura, se deleitando em um lindo conto, onde viajamos por alguns minutos, dando inicio a um dia que estava apenas começando e que estava prometendo.

Foi apresentada a coordenadora municipal do Pacto, Leandra Sousa Brito, também os Orientadores do Programa, Alci Santos Oliveira, Edgar Rodrigues da Silva, Jaqueline Santos Vieira, Maiane Brito Santos, Joelísia Montalvão Rocha Moreira, eu, responsável por este núcleo, onde irei auxiliar os professores a aplicar a proposta apresentada pelo Pacto.

Os professores de Lindo Horizonte, contaram suas experiências e relatos em sala de aula, o que facilitou uma boa relação desde o primeiro momento.
A apresentação foi feita com a participação de todos os orientadores de Anagé, onde tudo foi apresentado através de slides, jogos, músicas, vídeos reflexivos e experiências.

Alci apresentou a proposta do programa Pacto pela Alfabetização até os oito anos de idade, explicando como surgiu, de onde surgiu e suas vantagens; e também apresentou o material a ser usado em sala de aula, como base e suporte para o Professor Alfabetizador.

Edgar falou sobre alfabetização e letramento, trocando experiências vividas em sala de aula. E continuando sua explanação falou sobre a Psicogênese da língua escrita, falando também dos três níveis da escrita, pré-silábico, silábico e alfabético.

Maiane deu continuidade com a Rotina Didática do Pacto, mostrando os tempos para gostar de ler, para aquisição da leitura e oralidade e para aquisição da escrita, e como os mesmos devem ser aplicados.

Jaqueline explicou sobre currículo, desde como elaborar um currículo, e a sua suma importância para o professor alfabetizador.

Finalmente, eu, Joelisia, falei sobre a avaliação, sobre as várias formas de avaliar os alunos e do professor se autoavaliar.

Partimos para o aprofundamento da Rotina Didática, proposta pelo Pacto, de como deve ser aplicada de como alfabetizar letrando, com o tempo para gostar de ler, aquisição da leitura, leitura e oralidade, e começamos o planejamento, momento por todos muito esperado.

"Tudo posso naquele que me fortalece"

                                                    


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados