domingo, 29 de setembro de 2013

Projeto Água





P

ROJETO ÁGUA

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Aline Ribeiro da Silva
Brizida de Matos Silva
Clodoaldo  Matos Sousa
Erinaldo de Sousa Santos
Ermita Carla Sousa Dias
José Matos de Almeida
Manoel Messias Matos de Sousa
Marizete de Carvalho Silva
Mirian Souza Silva
Suélica Teixeira Santos
Zenaide do Prado Almeida Matos

ORIENTADORA:
Maiane Brito Santos


TEMA: A importância da água para a vida e a realidade brasileira

● Alunos atendidos: 3ª ano
● Duração: 05 dias
● Período: Outubro

“O homem é o portador solene da obrigação de proteger o meio ambiente para as gerações futuras.” Declaração sobre o meio ambiente humano feito pela ONU em 1972.
 
APRESENTAÇÃO:

            O Planeta Terra já vive sua crise de água, e talvez daqui a poucos anos a água pura ficará escassa. Segundo os índios da tribo Krenak, “a água brilhante que se move nos rios e riachos não é apenas água, mas sangue de nossos ancestrais. É sagrada”.
            Sabe-se que setenta por cento da superfície da Terra são cobertos pela água. Deste total, 98% é salobra, quer dizer inadequada para a agricultura ou para beber. A maior parte da água fresca do planeta está presa nas calotas polares e geleiras, ou armazenada debaixo da superfície da terra. Cerca de 73% da água fresca utilizada pela humanidade são destinadas à agricultura. De 65% a 70% da água em uso se perdem através da evaporação, vazamentos e outros desperdícios. Com 20% da população mundial, a Europa tem 7% das reservas de água. A Ásia, com 60% da população mundial detém 31% das reservas de água.
            O Brasil detém hoje 2/3 da reserva de água potável do planeta. Seus sistemas hídricos são riquíssimos. Porém, toda essa riqueza está seriamente ameaçada.  Os rios estão secando, contaminado por agrotóxicos e atingidos pelo desmatamento e pela mineração descontrolada. O litoral está ameaçado pelos interesses imobiliários e pela falta de conhecimento e prática de uma política ambientalista.
            O Brasil tem, provavelmente, a maior reserva de água do mundo. Esta reserva está distribuída em todo o território nacional. O mapeamento dos principais mananciais subterrâneos do Brasil deve ser uma prioridade. Mais ainda, é fundamental que seja monitorada a qualidade da água que penetra nos aqüíferos evitando, por intermédio de pesadas multas, a poluição e a contaminação desta água, o que pode comprometer um dos maiores bens do país.

JUSTIFICATIVA

            Este projeto se justifica pela necessidade de informar e sensibilizar os sujeitos inseridos no contexto escolar (alunos, professores, funcionários) para a preservação dos recursos naturais como a água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os seus ciclos e a importância da água para a vida dos seres em geral, com enfoque na realidade brasileira.
            O relatório anual das Nações Unidas faz terríveis projeções para o futuro da humanidade. A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para necessidades básicas.
            Segundo dados estatísticos existem hoje 1,1 bilhões de pessoas praticamente sem acesso à água doce. Estas mesmas estatísticas projetam o caos em pouco mais de 40 anos, quando a população atingir a cifra de 10 bilhões de indivíduos.
            A distribuição da água no Mundo é muito desigual e, uma grande parte do planeta está situada em regiões com carência de água. No momento cabem a estes países, em caráter de urgência, desenvolver tecnologias que permitam a captação, armazenamento e preservação da água e seus mananciais.
            O Brasil tem, provavelmente, a maior reserva de água do mundo. Estas reservas estão distribuídas em todo o Território Nacional. O mapeamento dos principais mananciais subterrâneos do Brasil deve ser uma prioridade. Mais ainda é fundamental que seja monitorada a qualidade da água que penetra nos aqüíferos evitando, por intermédio de pesadas multas, a poluição e contaminação desta água o que pode comprometer um dos maiores bens do País.
            O desenvolvimento deste projeto deverá proporcionar a todos os envolvidos, uma grande diversidade de experiências, com participação ativa para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas á água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados a sua proteção e valorização.

Disponível em: http://www.geologo.com.br/ (acesso em 14/05/2010)
                          http://www.brasildasaguas.com.br/ (acesso em 14/05/2010).



OBJETIVOS GERAIS

►Reconhecer a importância da água para a existência dos seres vivos;
►Compreender os sintomas e causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição das águas;
►Promover o conhecimento sobre composição e características da água;
►Promover conhecimento sobre as fases da água como um recurso natural indispensável na vida de todo ser vivo;
►Permitir o conhecimento sobre as doenças transmitidas pela água;
►Analisar as formas de prevenção das doenças e tratamento de água.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

►Explorar a compreensão acerca de um determinado tema;
►Elaborar produções textuais valorizando o relato sobre determinado tema;
►Expressar por meio da arte a importância da água;
►Desenvolver a oralidade em defesa do tema;
►Identificar os aspectos úteis e nocivos da água para a vida dos animais e vegetais;
►Perceber os estados físicos, a composição, as propriedades e o ciclo pela qual a água passa;
►Reconhecer as situações em que a água é prejudicial;
►Distinguir diferentes formas de prevenção de doenças;
►Reconhecer que a qualidade de vida esta ligada as condições de higiene e saneamento básico;
►Aplicar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
►Sensibilizar os alunos de que a água não deve ser poluída nem desperdiçada;
►Compreender a necessidade de agir com responsabilidade e autonomia;

CONTEÚDOS

● A Água e a Vida na Terra:
- importância e preservação da água;
- Composição da água;
- Estados físicos da água;
- Dia mundial da água (22 de março);
- Poluição da água;
- Doenças causadas pela contaminação da água;
- Tratamento da água;
- A água como fonte de energia;

PROCEDIMENTOS:

● Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivem;
● Apresentação de uma palestra sobre o tema água em DVD;
● Comentários sobre a palestra;
● Leituras no livro didático;
● Produção individual de textos;
● Trabalhar a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
● Comentários acerca da música;
● Leitura de textos informativos;
● Desenhos livres;
● Pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos;
● Aulas expositivas;
● Aplicação de exercícios de fixação;
● Confecção de cartazes com figuras e produções de texto individuais;
● Visita a uma estação de tratamento de água e esgoto, e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
● Relatório individual dos alunos sobre o que presenciaram no decorrer da visita;
● Leitura de textos sobre o tema;
● Aplicação de atividades;
● Confecção de maquetes;
● Montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;

Obs: Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.




SEQUÊNCIA DIDÁTICA (dentro do Projeto Água):

DIA DA SEMANA

INTERVENÇÕES DIDÁTICAS

CONTEÚDOS

RECURSOS


21/10/2013
●Apresentação do projeto aos alunos (conversa dirigida);
●Apresentação de palestra sobre o tema em DVD;
●Comentários sobre a palestra;
●Leituras no livro didático;
●Produção textual.


●Importância, preservação, composição e estados físicos da água.
●Lousa;
●Aparelho de TV e DVD;
●Livro didático.

22/10/2013
●Apresentação e análise da música “Planeta água”;
●Comentários;
●Leitura de textos informativos;
●Desenho livre;
●Pesquisa em grupo.


●Dia mundial da água;
●Poluição da água.
●Aparelho de rádio com CD;
●Livro didático.


23/10/2013
●Aula expositiva;
●Aplicação de exercícios de fixação;
●Confecção de cartazes.
●Doenças causadas pela contaminação da água.

●Lousa;
●Livro didática;
●Cartazes, cola, revistas, etc.


24/10/2013
●Visita a estação de tratamento de água e esgoto da cidade;
●Relatório por escrito individual sobre o tema.
●Tratamento da água.

●Central de tratamento de água e esgoto.


25/10/2013
●Leitura de textos sobre o tema;
●Aplicação de atividades;
●Confecção de maquetes;
●Exposição dos trabalhos apresentados (mural).
●Água como fonte de energia.

●Lousa;
●Livro didático;
●Sucatas.


AVALIAÇÃO FORMATIVA:

Ø  Avaliação individual e em grupo através da observação contínua do desempenho e da participação dos alunos nas atividades aplicadas (leitura, produção de textos, cartazes e maquetes e a oralidade por meio das exposições do trabalho).


AVALIAÇÃO SOMATIVA

ATIVIDADES REALIZADAS
VALOR DE CADA ATIVIDADE

Ø  Produção textual (individual)
1,0 ponto
Ø  Pesquisa (em grupo)
2,0 pontos
Ø  Exercícios de fixação
1,0 ponto
Ø  Confecção de cartazes (em grupo)
1,0 ponto
Ø  Relatório oral e escrito (individual)
3,0 pontos
Ø  Confecção de maquetes (em grupo)
2,0 pontos
Ø  Total
10, 0 pontos




REFERÊNCIAS:

Santana, Érica; Balestre, Rodrigo. Coleção Conhecer e Crescer. 3ª e 4ª séries. São Paulo: Escala Nacional, 2004.
 
Trigo, Elisabete Chaddad; Trigo, Eurico Morais. Novo Viver e Aprender Ciências. 4° ano (ensino fundamental). São Paulo/SP: Saraiva, 2007.
 
http://www.geologo.com.br/ (acesso em 14/05/2010).
 
http://www.brasildasaguas.com.br/ (acesso em 14/05/2010). 



 
ANEXOS

SUGESTÃO DE TEXTOS INFORMATIVOS E LETRA DE MÚSICA:

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA

            As doenças mais freqüentes, transmitidas ao homem através de água poluída e pela falta de higiene são:
Verminoses: Aquelas causadas por vermes, e a contaminação se dá através da ingestão de água, alimentos (verduras e legumes crus) contaminados ou pela penetração através da pele.
Amarelão: Os trabalhadores do campo que lidam diretamente com a terra contaminam-se ao colocar as mãos na terra ou andar descalço. Os ovos saem nas fezes humanas ficam na terra até se tornarem larvas e penetrarem na pele e nas mucosas, fixando-se no aparelho digestivo, causando problemas como a anemia.
Esquistossomose: È uma outra doenças causada por vermes, cujo vetor é o caramujo. É também conhecida com xistose, barriga d’água ou doença do caramujo. Esse verme é um bichinho muito pequeno, cujo ovo que se instala no intestino das pessoas e é detectado pelas fezes. Quando as pessoas doentes defecam no chão, a chuva carrega os ovos para os rios, lagos e valetas. Na água, saem dos ovos, pequenas larvas que penetram no corpo do caramujo que vive nas margens dos riachos e açudes. No corpo do caramujo. Cada larva se transforma em milhares de larvas menores, que abandonam o caramujo, e, na água, penetram no corpo das pessoas pela pele, quando elas tomam banho, lavam roupa ou simplesmente entram na água. Dentro do corpo as larvas são levadas pelo sangue, transformando-se em vermes adultos e vão atacar o fígado e o intestino.
Protozooses: São aquelas doenças causadas por micróbios e são adquiridas por ingestão de micróbios que chegam ao indivíduo através da água, alimentos contaminados, moscas, falta de cuidados na higiene pessoal ou quando o adubo utilizado na terra é feito com fezes humanas contaminadas. As manifestações mais características dessas doenças são: tontura, falta de apetite, dor de barriga e “doenças de nervo”.
Cólera: É uma infecção causada por um micróbio denominado vibrião colérico que ataca o intestino, se multiplica rapidamente, causando diarréia e desidratação. É transmitida através da água contaminada pelas fezes e vômitos dos doentes.
Pode também ser transmitida por alimentos que foram lavados com água contaminada. Os sintomas apresentados são os seguintes: Diarréia intensa e repentina com fezes esbranquiçadas, febre, vômitos e cólicas abdominais. Atenção: Procure imediatamente um posto médico ao apresentar estes sintomas e tome bastante líquido.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA TODAS ESSAS DOENÇAS:

● Usar água fervidas para beber, preparar sucos e escovar dos dentes;
● Evitar banhos em locais públicos;
● Evitar o consumo de refrescos e picolés sobre os quais haja dúvidas quanto à higiene do seu preparo;
● Lavar bem as mãos com água e sabão antes de preparar as refeições;
● Frutas e legumes devem ser lavados com água fervida ou tratada;
● Só tomar leite fervido;
● Cozinhar alimentos sempre que possível e consumi-los rapidamente;
● Lavar bem as mãos após ir ao banheiro e depois de trocar fraldas de bebê;
● Não defecar no chão, usar privada e se for possível enterrar as fezes;
● Não regar hortaliças com água contaminada por fezes;
● Manter os filtros limpos e tampados;
● Ferver chupetas e bicos de mamadeiras;
● Não comer alimentos crus.

ÁGUA: O MAIS SAUDÁVEL E COMPLETO DOS ALIMENTOS
 
            Um dos alimentos mais importantes e saudáveis que existe é a água. A água não pode faltar no nosso organismo. Mais de dois terço do nosso corpo são constituídos de água. Quando uma pessoa está doente, principalmente uma criança, e não tem apetite, a maior preocupação do médico não PE com a alimentação, mas com a água. É ela que hidrata o corpo. Segundo os médicos, não é fome que mais mata ameaça uma pessoa, mas sim a sede.  Explicando mais claramente, uma pessoa pode ficar quatro dias sem comer. Fica fraca, mais não morre. No entanto, se ela ficar quatro dias sem ingerir água ou algum líquido, certamente morrerá. A água de nosso corpo é permanentemente eliminada e precisa ser continuamente reposta. Todo líquido contém água e qualquer um pode ser usado para hidratação do corpo, mas nenhum é tão puro completo e saudável como a água. A água é importante para todos os seres vivos: pessoas, plantas e animais.

A ÁGUA E SUAS PROPRIEDADES
 
            Estados físicos da água:
            A água se apresenta em três estados: líquido, sólido e gasoso. A água aquecida se transforma em gás e, se submetida á baixa temperatura, se transforma em gelo. Para constatar estes fenômenos, experiências simples podem ser feitas em casa, como:
            GÁS – pegar uma chaleira, encher de água, tampar e por para ferver. Peça ajuda de algum adulto, caso você seja criança, para não se queimar com o fogo. Quando a água começar a ferver, vai observar que no bico da chaleira vai sair fumaça. Esta fumaça é a água que está evaporando. Se você colocar um pano ou um pires perto desta fumaça, ele vai ficar molhado.
            GELO - A água numa temperatura de zero grau para menos, se transforma em gelo. Isto também é fácil de comprovar. Pegar a forma de fazer gelo de sua casa, encher de água e por no congelador. Quando você retirar, algumas horas depois, ela vai ter se transformado em gelo. A água salgada gela mais rápido que a água doce. É por isso que, junto aos brinquedos que fazem sorvete e picolé, existe a observação para colocar gelo com sal dentro do recipiente que faz sorvete.

A ÁGUA E ALGUNS MITOS
 
            Os chamados “repositores hidroelétricos”, tão em moda, não devem ser tomados como se fosse suco. Em longo prazo, o abuso dessas bebidas é equivalente à ingestão de muito sal e pode provocar aumento da pressão arterial. São indicados apenas para atletas, ou em situações em que a perda de água através do suor, por exemplo, é muito intensa.
            Não há qualquer comprovação científica de que as chamadas “águas medicinais”, como as sulforosas e radioativas, tenham efeito especial sobre o organismo ou interfiram na concentração corporal. Embora o assunto ainda seja polêmico, os impactos positivos na saúde do consumidor são mais fortes quanto mais se acredite ao poder da água. Beber muita água não significa criar reservas do líquido no organismo a não ser por alguma disfunção. Mesmo que se abuse da água para acalmar uma sede intensa, o corpo só retém o que precisa para seu equilíbrio. Todo o resto é eliminado pela urina. Para desespero da humanidade, nosso organismo é capaz de estocar apenas gorduras.
 

A GOTINHA VIAJANTE
 
Num riacho bem límpido nasceu uma gotinha de água. Junto com outras gotinhas, viajou pelo riacho por entre pedras e folhagens.
O sol forte fez a gotinha ficar bem leve e subir... subir....
Lá no alto, também encontrou muitas gotinhas, que juntas formaram um nuvem.
O vento soprou forte e levou a nuvem para um lugar mais frio. Lá a gotinha virou chuva. Então entrou pela terra e novamente se juntou a outras gotinhas
As gotinhas alegres entraram nas plantas que moravam por ali, tornando as plantas bonitas e viçosas.

MÚSICA: PLANETA ÁGUA (GUILHERME ARANTES)
              
Água que nasce na fonte
serena do mundo e abre
o profundo grotão.
Água que faz inocente riacho
e deságua na corrente do ribeirão.
Águas escuras dos rios,
que levam a fertilidade ao sertão.
Águas que banham aldeias
e matam a sede da população.
Águas que caem nas pedras,
no véu das cascatas,
ronco de trovão.
E depois dormem tranqüilas,
no leito dos lagos.
Águas dos igarapés,
Onde Iara mãe d’água é misteriosa canção.
Água que o sol evapora,
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão.
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris, sobre a plantação.
Gotas de água da chuva
são tristes,
São lágrimas na inundação.
Águas que movem moinhos
são as mesmas águas que encharcam o chão.
E sempre voltam humildes,
Pro fundo da terra.
Pro fundo da terra.
Terra planeta água...
Terra planeta água...


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